Evolução Do Windows


O Windows é o sistema operacional para computadores pessoais mais utilizados no mundo.Embora venha perdendo espaço para o Linux e Mac OS X esse sistema ainda domina boa parte do mercado de computadores no mundo.Mais você já se perguntou como tudo isso começou? Nesse post faremos uma rápida viagem pelos 30 anos desse sistema.

1985-Windows 1.0




Lançado em 20 de Novembro de 1985 o Windows 1.0 foi o primeiro da família Windows.A princípio o Windows não era um sistema operacional próprio,mas sim uma interface bidimensional entre o DOS e o usuário.Suas funcionalidades eram relativamente limitadas.

1987–Windows 2.0




Lançado em 9 de Dezembro de 1987 a segunda versão do Windows trouxe ícones na área de trabalho e memória expandida.O Windows 2.0 melhorou o suporte à placa gráfica, possibilitando a sobreposição de janelas,o controle da disposição das mesmas e o uso de atalhos de teclado.Para melhorar o gerenciamento do sistema, foi adicionado o Painel de Controle ao Windows. 

1990 – Windows 3.0



Lançado em 22 de Maio de 1990 os ambientes operacionais Windows3.x da família Microsoft Windows foram lançados entre 1990 e 1996.A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows,permitindo que a Microsoft pudesse competir com a Apple Computer e seu sistema, com o Macintosh da Apple Inc.,e com o Commodore Amiga, que utilizava o GUI.

Não eram propriamente sistemas operacionais, pois tinham como pré-requisito a existência de uma versão do DOS - Disk Operating System, devidamente instalada no computador. Nesta versão a interface ganha um Gerenciador de Programas e Ícones que possibilitou clicar e arrastar arquivos(atalhos para aplicativos organizados em grupos) e suporte às fontes True Type.

1995 - Windows 95




Lançado em 24 de Agosto de 1995 foi um recorde de vendas de 7 milhões de cópias em apenas cinco semanas. O  Windows 95 revolucionou o mercado de sistemas operacionais e passou a vir instalado por padrão com o MS-DOS 7.0 (e não mais separado, como era antes), sendo o principal lançamento da empresa na década de 1990. Entre outras coisas, efetivava o sistema de arquivos FAT-16 (ou VFAT). 

Os ficheiros (arquivos) puderam a partir de então ter 256 caracteres e não apenas 8 como sucedia nas versões anteriores. O salto do Windows 3.1 para o Windows 95 foi enorme e fez com que a Microsoft pulasse para ser a mais popular distribuidora de sistemas operacionais. O Windows 95 trazia suporte integrado à Internet, com discagem de rede e o navegador Internet Explorer. Com a nova tecnologia Plug and Play, ficou fácil a instação de novas placas no computador. O sistema operacional com 32 bits oferecia melhorada qualidade multimídia e funcionalidades poderosas para computação móvel e rede integradas.

É no Windows 95 que surge pela primeira vez o menu iniciar e da barra de tarefas.

1998 – Windows 98




Lançado em 25 de junho de 1998, a maior novidade desta versão era a completa integração do sistema operacional com a internet utilizando o Internet Explorer 4

Introduziu o sistema de arquivos FAT-32 e começou a introduzir o tele trabalho (só foi possível devido à integração do Web).Melhorou bastante a interface gráfica e incluiu a abertura e o fechamento de programas rapidamente, suporte para leitura de DVDs e dispositivos USB.A barra de lançamento rápido de aplicativos, que permitia a inicialização dos programas sem precisar buscá-los no menu Iniciar, foi apresentada nessa versão. Mas, por ser maior do que o Windows 95 e possuir mais funções, era também mais lento e mais instável.

2000 – Windows 2000




Lançado em 17 de Fevereiro de 2000, foi projetado para substituir o Windows 95, o 98 e o NT em todos os computadores e laptops de uso profissional. Construído sobre o código do Windows NT Workstation 4.0, os maiores melhoramentos do Windows 2000 foram em confiabilidade, facilidade de uso, compatibilidade com a Internet e suporte para computação móvel, simplificou a instalação de dispositivos de hardware aumentando a compatibilidade deles com a tecnologia Plug and Play. Os novos dispositivos compatíveis incluíam produtos avançados de rede, dispositivos USB, Firewire e infravermelho.

2001 - Windows XP




Lançado em 25 de Outubro de 2001,  foi lançado com uma interface totalmente reprojetada e centrada num centro de serviços de Ajuda e Suporte unificados. O sistema foi disponibilizado em 25 idiomas. O Windows XP se tornou um dos produtos mais vendidos da Microsoft.O sistema era tanto rápido quanto estável e os elementos de interface, como a navegação no menu Iniciar, a barra de tarefas e o painel de controle, se tornaram mais intuitivos.

O Windows XP oferece um visual limpo e simplificado que torna os programas mais usados acessíveis rapidamente.Projetado para uso doméstico, essa versão do Windows XP oferece um assistente de configuração de rede, o Windows Media Player,o Windows Movie e capacidades para tratamento avançado de fotos digitais, permitindo girar,imprimir e copiar as imagens para um CD ou DVD.

Mantendo uma média de ritmo de decrescimento atual o Windows XP poderá deixar de ser o sistema operacional mais usado do mundo até o final de 2014.O Windows 7, e o Windows 8 junto com outros S.O.,deverão tomar seu posto.Em 2011, perdeu seu lugar para o Windows 7, ficando com 37,08% dos usuários mundiais.

2007 – Windows Vista




Lançado em 30 de Janeiro de 2007, com o sistema de segurança mais forte até então lançado pela Microsoft. O User Account Control ajudava a prevenir que os softwares potencialmente maliciosos modificassem o seu computador.

O Windows Vista possui novos recursos e funções dos que os apresentados por sua versão anterior o Windows XP, como uma nova interface gráfica do usuário, apelidada de Windows Aero antes conhecido pelo codinome Avalon, funções de busca modificadas (passando à atuar como as ferramentas Pesquisa, Executar e como o Windows Explorer), novas ferramentas de criação multimídia como o Windows DVD Maker, e completamente renovadas aplicações para redes de comunicação, áudio, impressão e subsistema de exibição; o que gerou uma grande dificuldade na aceitação do sistema pelos usuários finais devido à sua grande alteração e à sua grande exigência do computador (para operá-lo corretamente é necessário um mínimo de 1 GB de Memória RAM, e para uma utilização padrão o ideal é 2 GB).Problemas de desempenho e compatibilidade afastam usuários que preferem utilizar o Windows XP.

Em 2014, Steve Ballmer, antigo CEO da Microsoft, afirmou que o Windows Vista é o seu maior arrependimento.

2009 – Windows 7




Lançado em 22 de Outubro de 2009, notebooks vendiam mais do que os computadores de mesa e se tornou comum usar a Internet em pontos de acesso sem fio públicos em lojas e restaurantes.Assim, a configuração das redes sem fio pode ser definida facilmente entre os ambientes usados, como as residências, os escritórios e os locais públicos. Com a definição, o Windows ajustava automaticamente as configurações de compartilhamento de arquivos e impressoras do usuários.

O Windows 7 trouxe novas funcionalidades, como, por exemplo, os modos de trabalhar com as janelas, que podem se agarrar às outras para melhor se organizarem na tela (Snap), podem ser vista rapidamente com o passar do mouse (Peek) e também podem se tornar as únicas da tela com um movimento rápido (Shake). As funcionalidades para telas sensíveis ao toque foram aumentadas com o Windows Touch, que permite usar os dedos para navegar na Web, ver fotos e abrir arquivos e pastas. Através do novo Windows Media Player, pode-se enviar fluxos de vídeo, músicas e fotos do PC para uma televisão ou um rádio compatível. Os melhoramentos na barra de tarefas incluem miniaturas das janelas ao vivo.
Em 2010 o Windows 7 vendia sete cópias por segundo, a maior taxa de venda de sistemas operacionais da história. Muito do sucesso se deu pelas enormes críticas recebidas pelo Windows Vista, que foi tido como um sistema lento e extremamente incomodo de se usar.

Devido a essas críticas, o Windows 7 foi avaliado por oito milhões de usuários ao redor do mundo antes de ser lançado.


2012 - Windows 8 




Lançado em 23 de Outubro de 2012,  é um sistema operacional para computadores pessoais, portáteis, netbooks e tablets. É o sucessor do Windows 7.Foi anunciado oficialmente por Steve Ballmer, diretor executivo da Microsoft, durante a conferência de pré-lançamento do sistema operacional. Segundo a empresa, este sistema operacional será um sistema para qualquer dispositivo, com uma interface totalmente nova, adaptada para dispositivos sensíveis ao toque.

A principal novidade é o novo estilo chamado de Metro, Modern ou Windows 8, apresenta interface própria para “touchscreen” – telas sensíveis ao toque, substituindo o tradicional menu Iniciar.Seus elementos principais são os mosaicos, que servem para abrir aplicativos e para mostrar informações atualizadas.

Para saber mais sobre o Windows 8 clique no link:Introdução aos tutoriais do Windows


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário